A psicologia organizacional
Estuda-se a psicologia tendo em mente a ciência do comportamento. O termo comportamento, porém, está longe de ser entendido pelos cientistas como ele é na linguagem popular. Em ciência ele é aplicado de forma muito extensa a uma ampla escala de atividades, que incluí:
• atividades que são diretamente observáveis e registráveis (pôr exemplo, ligar uma maquina, andar, etc.);
• processos fisiológicos dentro do organismo (pôr exemplo, batidas do coração, alterações eletroquímicas que tem lugar nos nervos);
• processos conscientes de percepção, sensação, sentimento e pensamento (pôr exemplo, a sensação dolorosa de um choque elétrico, a identificação correta de uma palavra projetada rapidamente na tela).
Os psicólogos estão envolvidos na investigação do comportamento e, como conseqüência da compreensão adquirida, tentam predize-lo e influencia-lo.
A partir desse entendimento podemos aferir sobre o que é a Psicologia Organizacional, ou Psicologia do Industrial como já foi muito conhecida.
Psicologia Organizacional não não somente os conhecimentos da psicologia aplicados na empresa. Mas, antes de entendermos o que é psicologia organizacional, é importante conhecer o conceito de trabalho. Dentro da visão Humanista, é entendido como uma atividade que atende ao artificialismo da existência humana. No Dicionário Aurélio é colocado como “atividade coordenada de caráter físico e/ou intelectual necessária para a realização de qualquer tarefa, serviço ou emprego”.
Desta forma, verifica-se que o trabalho tem como finalidade suprir as necessidades humanas sejam elas financeiras, sobrevivência e/ou existências, pois o trabalho forma e/ou transforma a identidade do indivíduo.
O campo da Psicologia Organizacional nasceu de diversas forças e se desenvolveu crescendo por meio do conflito global,que gerou a necessidade de um profissional que se colocasse para solucionar problemas ou encontar a melhor saída para estes conflitos. Mudanças