Teste Eneagrama
Palavra que vem do grego, enea = nove; grama = algo escrito. Em geral, refere-se ao símbolo da estrela de nove pontas, dentro de um círculo.
Eneagrama é um sistema de análise de comportamento que nos leva a uma profunda percepção sobre o ser humano.
A teoria se baseia na seguinte hipótese: cada pessoa desenvolveu um padrão de comportamento para se proteger quando ameaçado, uma “máscara”, chamada PERSONALIDADE. Assim, nos distanciamos de nossa ESSÊNCIA e adotamos um Padrão de comportamento para sermos aceitos pela sociedade.
A origem do ENEAGRAMA não é conhecida. O que se sabe são informações sobre sua aplicação, há mais de 4.000 anos, pelos sumérios, pelos egípcios, por Zoroastro, Pitágoras entre outros.
Os místicos cristãos da tradição dos Padres do deserto (séc. III-IV) trabalhavam com o conceito de converter o vício à virtude. O trabalho com o Eneagrama faz com que o indivíduo reconheça o território do padrão de comportamento e recupere o contato com a Essência, diminuindo a distância entre eles. É um dos poucos testes de personalidade no qual o “defeito” é visto como potencialidade a qual se pode desenvolver.-Leonardo
Nos anos 1920, o Eneagrama foi levado à Europa por G.I.Gurdjieff, um professor místico e espiritual. Ele alegava tê-lo aprendido com os sufis do Afeganistão. A ele se atribui o simbolismo da estrela de nove pontas dentro de um círculo e a idéia dos três centros (instintivo, emocional e racional).
O Eneagrama permaneceu como um ensinamento secreto até o final dos anos 1960, quando Oscar Ichazo começou um intenso treinamento psico-espiritual em Arica, no Chile, incorporando grande parte do conhecimento esotérico do eneagrama. Ao modelo de Gurdjieff, Ichazo acrescentou a noção dos vícios e virtudes dos Padres do deserto e o movimento das flechas (pontos de integração e desintegração).
Claudio Naranjo levou o eneagrama para a Califórnia, onde começou uma série de seminários para explorar e estender o conhecimento dos tipos