o encarceramento feminino na penitenciária madre pelletier
CURSO DE DIREITO
O ENCARCERAMENTO FEMININO NA PENITENCIÁRIA MADRE PELLETIER
EM PORTO ALEGRE
CAMILA CAETANO
PORTO ALEGRE
2010
CAMILA CAETANO
O ENCARCERAMENTO FEMININO NA PENITENCIÁRIA MADRE PELLETIER
EM PORTO ALEGRE
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel em Direito no Centro Universitário Metodista, do
IPA.
Orientador: Professor Dr. Celso Rodrigues.
PORTO ALEGRE
2010
Dedico este trabalho aos meus pais, Carlos e
Elizete, e ao meu marido, Hugo Leonardo, por todo amor e carinho a mim dedicados em todos os momentos da minha vida. Esta conquista é de todos nós.
AGRADECIMENTOS
Aos meus pais, Carlos e Elizete, pela dedicação, estímulo, compreensão e confiança.
Obrigada por me incentivarem e não deixarem de acreditar em mim, em especial pelo exemplo de caráter e retidão que me tornaram alguém melhor.
Agradeço à minha família: minha irmã Daniella, minha sobrinha Gabriella, meus avós, tias, primos e sogros. Obrigada pela compreensão e apoio, e principalmente por terem entendido as minhas ausências.
Ao meu professor orientador, Celso Rodrigues, pelo entusiasmo com o qual abraçou esta causa, bem como o apoio e a confiança.
À psicóloga da SUSEPE, Dra. Daniela Canazaro de Mello, por toda a disponibilidade em me ajudar a tornar este trabalho viável, disponibilizando materiais e oportunizando a realização da pesquisa empírica.
À Diretora da Penitenciária Feminina Madre Pelletier, Mara Borba Minotto, pela autorização para a realização da pesquisa com as presas da instituição.
Aos meus colegas de faculdade que se tornaram amigos de vida: Daiane, Elisabete,
Giugliano, Francisco, Raquel, Eneas, Rosane, André. Muito obrigada por tudo! Junto de vocês tudo ficou mais leve. Em especial à Nara Alice, que além de colega e amiga, foi também meus olhos e meus neurônios quando os meus próprios insistiram em falhar, foste
sensacional.