O educador deve ser...
A ação do educador deve ser, antes de tudo, refletida, planejada e, uma vez executada, avaliada. Para tanto, é importante que a ação do educador se oriente no sentido de ampliar o repertório das crianças, não só do ponto de vista lingüístico, como também do cultural. Cabe a ele, o educador, a tarefa de alimentar o imaginário infantil, de forma que as atividades das crianças se enriqueçam, tornando-se mais complexas (pelas relações que se estabelecem) (LIMA, 1992).
No planejamento das atividades a serem aplicadas com as crianças, segundo Lima (1992), precisam ser explicitados os conceitos a serem desenvolvidos, os conteúdos a serem trabalhados e as expectativas de realização das crianças. A partir desta definição, deve-se selecionar o tipo de atividade que poderá ser utilizado para atingir tal fim, o qual poderá ser alguma forra de jogo ou de expressão artística.
Ao educador cabe, então, tendo em vista a compreensão e o conhecimento da evolução das crianças, pensar que tipo de atividade propor, tendo clareza de intenção, isto é, sabendo o que as crianças podem desenvolver com a atividade proposta. Um segundo ponto, também fundamental, é o encaminhamento da atividade, ou seja, a definição de como ela será realizada, prevendo a ocupação do espaço e o limite do tempo, de acordo com a natureza da própria atividade, permitindo a realização dos movimentos em sua amplitude (LIMA, 1992).
LIMA, João do Rozario. A Contribuição das Brincadeiras e dos Brinquedos na Pré-Escola. Artigo Publicado em: 01/06/2008. Disponível em: < http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/a-contribuicao-das-brincadeiras-e-dos-brinquedos-na-pre-escola-434560.html> Acesso em: 21/06/2009.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. V.1. Brasília, 1998. Disponível em Acesso em: