o ecoturismo
O turismo de aventura e uma atividade associada ao ecoturismo, o segmento do turismo de aventura, na atualidade, possui características e consistência mercadológicas próprias e, consequentemente, seu crescimento vem adquirindo um novo enfoque de ofertas e possibilidades.
Este conceito fundamenta-se em aspectos que se referem à atividade turística e ao território em relação à motivação do turista, pressupondo o respeito nas relações institucionais, de mercado, entre os participantes e com o ambiente. Entendem-se como atividades de turismo de aventura aquelas oferecidas comercialmente, usualmente adaptadas das atividades esportivas de aventura, que tenham ao mesmo tempo o caráter recreativo e envolvam riscos avaliados, controlados e assumidos.
A atividade é caracterizada por:
Estar na maioria das vezes associada ao turismo de natureza, praticada em ambientes naturais preservados (unidades de conservação e seu entorno) ou relativamente bem preservados, forte interseção com o ecoturismo.
Como atividade econômica, possui forte participação de empresas de pequeno e médio porte; Envolvimento de empresários que optam pelo empreendimento como estilo de vida e não pela gestão do negócio.
A seguir, há uma lista com as atividades que podem ser aplicada e intensificada pela gestão publica no município de Bombinhas.
Arvorismo = locomoção por percurso em altura instalada em árvores e outras estruturas construídas (fig. 1)
http://mais.uol.com.br/mediasByTags.html?types=A&tagIds=256853&index.currentPage=1&index.orderBy=mostRecent 20:50 20/06/12
Atividades ciclísticas = percurso em vias convencionais e não convencionais em bicicletas, também denominadas de ciclo turismo; (fig. 2)
Figura: cicloturismo (http://girobike.com.br/blog/2011/01/costa-verde-e-mar/ 20/06/12 20h56min
Caminhadas = percursos a pé em