relatorio 1- 3xemplo modelo
2879 palavras
12 páginas
Movimento de queda livre e Pêndulo livre –Previsões de equações físicas Andreas Augusto Landi Meneghin– andreasmeneghin@hotmail.com André Dias – Luiz Felipe Sirgreist
Instituto Mauá de Tecnologia, Grupo 8 , Turma 16 e Laboratório 31 Professora Ana Magda Piva
Resumo:Um corpo realiza queda livre quando está sob a ação da força do campo gravitacional .A força resultante do movimento de queda livre ; desprezando a resistência do ar e a rotação terrestre será P=mg .Sendo m a massa do corpo e g a aceleração da gravidade local. O equipamento utilizado na experiência detecta a passagem de um corpo entre duas posições conhecidas e o intervalo de tempo que o corpo percorre o trecho considerado. O corpo de prova cai verticalmente e passa por quatro sensores fotoelétricos que registra a passagem do corpo de prova. Os sinais são enviados ao cronômetro digital que mede o intervalo de tempo de queda entre as sucessivas posições. Por sua vez , denomina-se pêndulo simples ,o sistema formado por um corpo de massa m de dimensões desprezíveis , suspenso por um fio inextensível de comprimento L.A massa m é denominada massa pendular. Quando o pêndulo é solto da sua posição de equilíbrio, ele oscilará em um plano vertical sob a ação da força gravitacional Atua também, além da força peso, a força de reação à tração O movimento do pêndulo é periódico e oscilatório e o tempo para que o pêndulo realize uma oscilação completa é denominado de período de oscilação do fio.
Palavras-chave: Primeira queda-livre, Segunda resultante, Terceira gravidade , Quarta :pêndulo Quinta : oscilará (máximo de 5).
1. INTRODUÇÃO: No experimento 7, referente a previsões de equações físicas para um pêndulo simples , tivemos como objetivo determinar a constante adimensional entre período de oscilação e e a aceleração da gravidade . Tivemos , também como objetivo realizar a previsão de fórmulas físicas a partir do princípio da homogeneidade em análise dimensional.