Tipos de Planejamento na Administração
Fixa a natureza da organização: missão, estratégias, objetivos.
Responsabilidade: direção geral (alta administração).
Planejamento Tático:
Serve para gerenciar recursos visando atingir os planos estratégicos (projetos, ações etc.).
Responsabilidade: executivos da diretoria e subordinados
Planejamento Operacional :
Objetiva otimizar as operações, elaboração de procedimentos, visando a realização dos planos estratégicos e táticos.
Responsabilidade: chefes de departamento (nível baixo).
Responsabilidade: executivos da diretoria e subordinados
(nível médio).
Tipos de planejamento
Falar de planejamento é falar de algo bastante abrangente, que deve envolver toda a organização. Devido a esta abrangência, o planejamento pode ser classificado em tipos distintos, de acordo com sua utilidade. O plano pode ser de curto ou de longo prazo, pode envolver toda a empresa ou apenas uma tarefa, pode ser genérico ou detalhado.
Nível Estratégico
Em primeiro lugar, existem os planos Estratégicos, envolvem a visão global de toda a empresa, possui um conteúdo genérico e bastante sumarizado e são de longo prazo, geralmente um horizonte de 5 anos ou mais. Este tipo de plano é elaborado pela alta administração ou pelos empreendedores e proporcionam aos demais gerentes um senso de direção para o futuro da organização.
Os planos estratégicos dizem respeito à adaptação da empresa às mudanças que ocorrem no ambiente, muito mais sujeito à incertezas, o que leva as decisões a serem baseadas em julgamentos e não em dados concretos. A visão global deste plano faz com que exista uma unidade em torno de objetivos de longo prazo comuns a todas as divisões, independentemente de quão autônomas elas sejam. No geral, o plano estratégico tenta responder questões do tipo: Porque a empresa existe, o que ela faz e como faz. Leva em consideração as competências organizacionais e os desafios que pretende atingir no longo prazo. O processo de concepção do