O Direito deve ser Justo?
Em minhas pesquisas, para abordar o tema ”O direito deve ser justo?”, encontrei esta frase, citada por um renomado advogado e é com ela que inicio minha tese.
O direito é um tema comum á existência humana, trata-se de um sistema de normas criadas pelo homem, a fim de facilitar a vida na sociedade.
Por outro lado, o cinema estimula a compreensão do mesmo, acrescentando-nos cultura, informação e conhecimento.
Relacionando os dois temas, direito e cinema, vejamos, então, um rápido resumo de alguns filmes que usarei para abordar o assunto:
A Lista de Schindler trata-se da história de como Oscar Schindler, antigo militar polonês bem relacionado com a SS, conseguiu salvar mais de mil judeus da morte durante a 2º Guerra ao emprega-los em sua fábrica.
O Menino do Pijama Listrado é uma fábula sobre a amizade em tempos de guerra e sobre a inocência colocada diante de fatos desumanos. Bruno é um garoto que nada sabe sobre o Holocausto, e a solução final contra os judeus, não tem idéia de que seu país está em guerra e que sua família está envolvida. Apenas sabe que foi obrigado a mudar-se para uma região devastada, onde observa centenas de pessoas com pijamas, através de uma cerca e faz amizade com um menino do outro lado da cerca.
Em A Onda é retratada a história real de um professor que, diante de seus alunos desacreditados de que poderia haver uma ditadura após a 1º Guerra Mundial na “Alemanha Moderna”, começa um experimento na sala de aula, para mostrar o quão fácil é manipular as massas.
Em A vida é Bela, Guido, um judeu, é mandado para um campo de concentração, juntamente com seu pequeno filho. Sendo Guido um homem simples, mas inteligente e pai amoroso, consegue fazer com que seu filho acredite que ambos estão participando de um jogo, cujo premio final seria um carro “tanque de guerra”, sem que o menino perceba os atos horríveis, cruéis e desumanos que acontecem a sua volta.
Agora, explicando qual