Documento 6
ROTEIRO PARA PROJETO DE MONOGRAFIA
PROJETO DE MONOGRAFIA
A JUSTIÇA EM ARISTÓTELES NA ÉTICA A NICOMACO
CURSO DE DIREITO-UNIENANGÉLICA
2015
IBRAHIM CHAÚD NETO
PROJETO DE MONOGRAFIA
A JUSTIÇA EM ARISTÓYELES NA ÉTICA A NICOMACO
Projeto de monografia apresentado ao Núcleo de Trabalho de Curso da Unievangélica , como exigência parcial para a obtenção do grau em bacharel em Direito , sob a orientação do Prof.
ANÁPOLIS-2015
FOLHA DE APROVAÇÃO
Título : A Justiça em Aristóteles na Ética a Nicomaco
Acadêmico : Ibrahim Chaúd Neto
Data : Anápolis,______de______________________de 2015
Prof.
Prof. orientador
Prof.Dr.Edson de Souza Brito
Supervisor do NTC
I) CONCEPÇÃO FINALISTA DE MUNDO
Aristóteles tinha uma concepção realista, teleológica e finalista do mundo, onde cada coisa tem uma atividade determinada por seu fim, sendo que os fins procurados devem ser os fundamentais, e não os secundários.
O bem é a finalidade das ações, de forma que dentre os mais variados há um que é supremo, que deve ser buscado como fim último da polis, consistente na felicidade, entendida não como um estado, mas como um processo para desenvolvimento das aptidões.
Trata-se a felicidade do primeiro princípio e causa dos bens. Este bem supremo é absoluto, isto é, desejável em si e não pelo interesse de outra coisa. É ele perfeito e auto-suficiente, torna a vida desejável e sem carência.
II) VIRTUDES
O homem atinge a felicidade mediante a prática da virtude, disposição de caráter que o torna bom e que o faz desempenhar bem sua função. A virtude é o atributo de visar o meio termo entre dois extremos, entre dois erros, um caracterizado pelo excesso e outro pela carência, enquanto o meio termo é a forma de acerto.
As virtudes são divididas em dianoéticas ou intelectuais, às quais se chega pelo ensinamento, e éticas ou morais, às quais se chega pelo exercício, pelo hábito.
Dentre as virtudes intelectuais