O Dinheiro em sua origem
Com o descobrimento do metal, este setornou o principal padrão de valor monetário, os primeiros modelos tinham formatos como chave ou faca e posteriormente elas passaram a ressaltar atributos de beleza e expressão cultural da época em quesurgiram.
Pela necessidade de guardar as moedas com segurança, os negociantes, que já possuíam cofres e guardas, aceitaram cuidar do dinheiro de seus clientes, fornecendo recibos escritos pelas quantiasguardadas. Esses recibos deram origem à moeda-papel. Esses recibos deram origem à moeda-papel, e a guarda de valores fez surgirem às instituições bancárias. Os primeiros bancos oficiais foram criadosna Inglaterra, sendo a palavra "banco" originária da peça de madeira que os comerciantes de valores italianos e londrinos usavam para operar seus negócios no mercado público.
No Brasil, asprimeiras cédulas surgiram em 1810 e com o tempo, o governo passou a gerenciar a emissão dessas cédulas e também das moedas, para evitar falsificações. Atualmente, em quase todos os países, essa atividadede gerenciamento é realizada pelos bancos centrais. As diferentes moedas surgiram da necessidade do homem em adequar o instrumento monetário à realidade econômica. O uso de cheques, pelo qual sedetermina o pagamento de certa quantia ao seu portador ou à pessoa nele citada, é uma necessidade atual.