interferencias nos ciclos naturais
Descrição dos procedimentos:
Essa atividade consiste na leitura de um pequeno texto. Os alunos reunidos em grupo deverão examinar as questões, para resolvê-las. (o professor deve disponibilizar textos complementares para consultas, indicar livros didáticos, paradidáticos, sites, revistas). Ao final o professor promove uma discussão com toda a turma de modo a permitir uma compreensão adequada dos pontos chave do tópico em questão.
EFEITO ESTUFA
O efeito estufa é o resultado da ação de alguns gases na atmosfera, como metano, gás carbônico e vapor dágua – que dificultam a saída da irradiação solar para o espaço exterior mantendo a Terra aquecida.
O século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos. De acordo com Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas da ONU, a temperatura da terra aumentou entre 0,3 e 0,5 graus centígrados neste século, como provável conseqüência do aumento da concentração dos gases da atmosfera.
Não se sabe com precisão as conseqüências reais do efeito estufa para a Terra, mas, uma coisa é certa – o crescimento contínuo da taxa de CO2, provavelmente elevará ainda mais a temperatura em alguns graus até o fim do século XXI.
TECNOLOGIA EM AÇÃO:
Segundo estimativas confiáveis, a humanidade lança hoje na atmosfera, cerca de 6 bilhões de toneladas anuais de CO2 por ano.
A fim de retirar parte do gás da atmosfera, cientistas adubaram as águas do Oceano Ártico com FeSO4, com o objetivo de estimular algas microscópicas a absorver o CO2 que elas utilizam para a realização da fotossíntese.
Mantendo-se os oceanos livres de poluição, espera-se que as algas contribuam para a retirada de toneladas de CO2 amenizando assim, as conseqüências do excessivo lançamento desse gás