Ciências ambientais
Recusos Hidricos: consumo abusivo e desperdícios de água, lançamento de esgoto domestico e industrial – contaminação de rios, represas e mares ( consumo de água aumentou 6 vezes – produção de alimentos)
Solo: contaminação por produto químico, deposição de lixo, impremeabilização por construções. ( cada brasileiro produz em media 1kg)
Poluição do Ar: atividade industrial, queima de combustíveis fosseis (gasolina e óleo diesel), queimada de florestas - lançamento na atmosfera de gases tóxicos e gases do efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento do planeta ( CO2 e CH4).
Principais Componentes da Crise Ambiental – População, Recursos Naturais, Poluição (pirâmide)
População: Crescimento desenfreado e pouca capacidade de produzis alimentos sem devastar mais ainda o planeta.
Teoria de Malthus: Muita gente pra pouca comida.
Teoria de Miller: Nosso planeta = astronave, que dispõe de maneiras para se manter , mas com o constante crescimento populacional deve gerar falta de comida e não há portos para um reabastecimento dessa nave.
Recursos Naturais: insumo obtido de meio ambiente, para atender necessidades e desejos.
Não Renovais: Minerais não enérgicos: fósforo, cálcio / enérgicos: combustíveis fosseis, urânio
Renováveis: Água, ar, biomassa e vento.
Um recurso RENOVAVEL passa a ser NÃO RENOVAVEL quando a taxa de utilização supera a máxima capacidade de sustentação do sistema.
Tragédia dos Comuns ou dos Recursos Públicos: se eu não usar tal recurso outro vai usar, ou, o pouco que eu uso não faz diferença, e estes recursos são renováveis.
POLUIÇÃO
Poluição: qualquer acréscimo ao ar, à água, ao solo ou ao alimento que ameace a saúde, a sobrevivência ou as atividades de seres humanos ou de outros organismos vivos.
Entram no meio ambiente de forma: Natural: erupções vulcânicas Atividades Humanas: queima de carvão
Origem dos resíduos (class. Das fontes poluidoras)
Pontuais ou Localizadas: lançamento de esgoto