O diabo existe?
Sim, a Bíblia ensina que Satanás, o Diabo, é uma pessoa real. No entanto, os críticos da Bíblia zombam dessa descrição do Diabo. Eles dizem que Satanás simplesmente representa o princípio do mal que reside dentro dos humanos.
Deveríamos ficar surpresos com essa confusão a respeito da verdadeira identidade de Satanás? De modo algum. Para ilustrar: Um criminoso pode apagar suas impressões digitais da cena de um crime para tentar esconder sua identidade e assim continuar agindo sem ser descoberto. De maneira similar, Satanás é um mestre do crime que não se importa em agir nos bastidores, promovendo corrupção moral. Jesus identificou claramente Satanás como o responsável pela maldade que permeia os assuntos humanos. Jesus o chamou de “governante deste mundo”. — João 12:31.
De onde veio o Diabo? Criado originalmente como criatura espiritual perfeita no céu, esse anjo rebelde fez de si mesmo o Diabo quando ficou obcecado com o desejo de que os humanos adorassem a ele, não a Deus. Na Bíblia podemos ler o diálogo que houve aqui na Terra entre Satanás e Jesus, quando o Diabo mostrou sua ambição egoísta. Satanás tentou fazer com que Jesus se ‘prostrasse e fizesse um ato de adoração’ a ele. — Mateus 4:8, 9.
De maneira similar, ao falar com Deus, Satanás revelou sua motivação, conforme registrado no livro de Jó. Ele se esforçaria ao máximo para fazer com que os humanos rejeitassem a Deus. — Jó 1:13-19; 2:7, 8.
Pense no seguinte: Visto que Satanás falou com Jeová Deus e Jesus Cristo, como ele poderia ser apenas o princípio do mal que reside nas pessoas? Não existe absolutamente nenhum mal em Deus ou em seu Filho. Fica claro, então, que Satanás é uma pessoa real — uma criatura espiritual perversa que não tem nenhum respeito por Jeová nem por Jesus.
O estado decadente da humanidade é uma prova de que o Diabo realmente existe. As nações deixam apodrecer excedentes de alimentos ao passo que seus cidadãos passam fome. Elas acumulam armas de