Tracoma - medidas de saúde
V. Durval de Góes Monteiro – 4354 – Tabuleiro dos Martins
Maceió - Alagoas
Medidas Primárias, Secundárias e
Terciárias Aplicadas ao Tracoma
MACEIÓ
2011
FACIMA – FACULDADE DA CIDADE DE MACEIÓ
V. Durval de Góes Monteiro – 4354 – Tabuleiro dos Martins
Maceió - Alagoas
Medidas Primárias, Secundárias e
Terciárias Aplicadas ao Tracoma
Trabalho requerido e apresentado ao professor especialista Francisco Silvestre, como requisito para compor a 1ª nota correspondente ao 2º período da disciplina: Fundamentos da Saúde Coletiva.
Orientado pelo professor esp.: Francisco Silvestre
Aline Permínio,
André Bezerra,
Adriana,
Arytana,
Jessica Viana,
Cássio Cezar,
Roberta,
Maceió, 03 de setembro de 2011
Introdução
Entres tantos problemas de saúde, estão às doenças de pobreza, geralmente causadas por bactérias e fungos. A população de baixa renda é a mais prejudicada, uma vez que, a resistência dessas doenças é devido à falta de higiene que alimenta o reaparecimento das infecções. Grandes exemplos são os casos de tuberculose, esquistossomose, malária e a tracoma, que será nosso caso de estudo.
Este trabalho foi realizado através de pesquisas em sites relacionados à saúde e aos programas governamentais, os quais tentam erradicar surtos infecciosos como os de tracoma. Tais doenças chamadas de negligenciadas também estão presentes no plano de ação do governo do país e que também atingem outros países da América Latina, Ásia e África. A definição dada às doenças negligenciadas são as que afetam a população de baixo poder aquisitivo em países em desenvolvimento, ou seja, a falta de cultura em higienização, hábitos alimentares, além da falta de serviços de saúde e saneamento básicos.
Medidas Primárias, Secundárias e Terciárias Aplicadas ao Tracoma
Pré-diagnóstico:
Trata-se de uma afecção inflamatória do globo ocular, que se caracteriza reincidência de conjuntivite crônica, as quais produzem