Conhecimento tecnologico
FACULDADE: ATENEU
PROFESSORA: DENISE
ALUNA: ZILMAR MERLO P. GONÇALVES
VILA VELHA 2009-12-04
A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
• O uso da tecnologia no contexto escolar requer a formação, o envolvimento e o compromisso de todos os protagonistas do processo educacional (professores, diretores, supervisores, coordenadores pedagógicos), no sentido de repensar o processo de ensino e aprendizagem para a sociedade do conhecimento. Estes protagonistas têm papéis distintos e, portanto, não só a tecnologia deve atender às suas especificidades, de tal forma que, no âmbito global, suas ações sejam articuladas com vistas a favorecer o desenvolvimento do aluno como cidadão participativo e crítico para lidar com as inovações tecnológicas.
[pic]
NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO
ENSINO-APRENDIZAGEM
A era das tecnologias da informação (depois da era da tecnologia da oralidade e da escrita), impõem uma nova forma de existir no mundo, uma nova cultura que se forma, substituindo princípios, valores, processos, produtos e instrumentos tecnológicos que mediam a ação do homem no meio.
À escola cabe adaptar-se, como o homem vem se adaptando a esses novos paradigmas. O corpo é referência para qualquer aprendizado e construção do conhecimento. Então, para a escola sobreviver, deve-se modificar profundamente suas comunicações e seus objetivos, e pensá-la em função da sociedade atual e, sobretudo, da sociedade do futuro (FISCHER, 1995). Os educadores precisam conhecer as vantagens que os meios de comunicação propiciam na aprendizagem de seus alunos.
Mediante tecnologias educacionais à distância, softwares educacionais, redes de computadores (Internet e Intranet), ao mesmo tempo em que se renova, inova e, em se atualizando, aproxima o real do virtual, o visual do sensorial, o conhecimento acadêmico do conhecimento operativo.
NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: MELHORIA DO ENSINO OU INOVAÇÃO