O desvendar a cultura de uma organização-uma discussão metodológica
Maria Tereza Leme Fleury
1 APRESENTAÇÃO
A proposta de estudar o tema cultura organizacional tem apresentado para os pesquisadores o desafio de encontrar caminhos metodológicos inovadores, interessantes e consistentes.
O desafio começa quando o pesquisador, ao separar o trigo do joio, questiona-se a respeito do potencial analítico das várias propostas dos diagnósticos de clima organizacional. Às descrições dos símbolos e rituais das organizações, aos estudos de cará antropológico, toda uma gama de opções se apresenta.
Observa-se então que o tema guarda uma simplicidade aparente, que reveste oculta um fenômeno cuja complexidade elude e confunde a maioria dos pesquisador A colocação de Schein confirma esta impressão: "n6s precisamos ser cuidadosos não assumir que a cultura se revela facilmente; em parte porque n6s raramente sabe pelo que estamos procurando, em parte porque seus pressupostos básicos são difíceis discemir e são tão taken for granted que aparecem como invisíveis para estranhos".1
O objetivo deste texto é auxiliar as pessoas que trabalham com este tema a organizar suas idéias. Sistematizando algumas linhas teóricas, contrapondo propostas metodológicas diversas, sempre numa perspectiva interdisciplinar, procuramos discutir suas potencialidades e limites para a pesquisa e geração de projetos de intervenção no campo da cultura das organizações.
2 INTRODUZINDO A DISCUSSÃO METODOLÓGlCA:
A POSTURA DO PESQUISADOR
A postura do pesquisador com relação a seu objeto de investigação implica assumir uma posição a priori, posição esta justificada pela perspectiva teórico-metodológica adotada e pela própria motivação ou razão de ser projeto. A nosso ver é possível distinguir três tipos de postura com referência à investigação dos fenômenos culturais das organizações.
2.1 A postula Empiricista
Pode ser caracterizada como a postura do fotógrafo da realidade