Contabilidade
I. Introdução
O sistema financeiro compreende o conjunto de instituições financeiras que asseguram, essencialmente, a canalização da poupança para o investimento nos mercados financeiros, através da compra e venda de produtos financeiros.
Estas instituições asseguram um papel de intermediação entre os agentes económicos que, num dado momento, se podem assumir como aforradores e, noutros momentos, como investidores. As instituições financeiras dividem se em: instituições de crédito (IC) e sociedades financeiras (SF).
1.1 Objectivos
1.1.1 Objectivo geral – Indicar a importância das instituições de crédito e sociedades financeiras
1.1.2 Objectivos específicos: – O que são instituições de credito e sociedades financeiras? – Tipos de IC e SF? – Importância das IC e SF.
II. Metodologia
O primeiro passo para a realização do trabalho foi a busca pela informação do tema em pesquisa, sendo trabalho em grupo, cada elemento buscou detalhadamente pela mesma. Colhida informação em manuais de algumas bibliotecas e na internet, reuniu-se a e fez se a escolha de acordo com os objectivos do trabalho. E por fim partiu se a revisão bibliográfica.
III. Revisão bibliográfica
3.1 Instituições de crédito Segundo o Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (RGICSF), são instituições de crédito (IC) as empresas cuja actividade consiste em receber do público depósitos ou outros fundos reembolsáveis, a fim de os aplicarem por conta própria mediante a concessão de crédito.
3.1.1 Tipos de instituições de crédito: a) Os bancos comerciais; b) As caixas económicas;