O DESENVOLVIMENTO À LUZ DO TRABALHO E DO TEMPO LIVRE
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DAS IDEIAS ECONÔMICAS
RESENHA: O DESENVOLVIMENTO À LUZ DO TRABALHO E DO TEMPO LIVRE
O capitalismo provoca a busca por melhores condições de trabalho nas reivindicações da classe trabalhadora. Inicialmente, a luta era pela sobrevivência com salários baixos e jornada de trabalho extensa, ainda com condições de trabalho extremamente precárias, com falta de higiene e alimentação. Em seguida, o conflito entre trabalhadores e capitalistas foi estreitando fazendo com que reduzisse a jornada de trabalho e a preocupação com a integridade física passou a fazer ter importância. Porém a responsabilidade do trabalhador passa a ser intensa, onde há uma sensação de frustração e angústia quando não é realizada com eficiência a tarefa resignada pelo tempo estabelecido. Isso é a atuação do capitalismo na vida das pessoas.
Novos conceitos de desenvolvimento têm surgido a exemplo do conceito de desenvolvimento sustentável que envolve três elementos básicos: Crescimento econômico, equidade social e preservação do meio ambiente. Porém, ocorre uma divergência de interesses quanto a noção de crescimento econômico com equidade social e preocupação ambiental que se torna incompatível com a lógica de funcionamento de sociedades fundadas no processo capitalista de acumulação, onde prevalece e predomina os interesses das instituições privadas e não nos interesses coletivos da população.
Devem ser entendidos dois tipos de conceitos distintos que envolvem o progresso, o desenvolvimento. Primeiro é o progresso técnico, mais preocupado com a quantidade (quantitativo) de conhecimento humano e suas capacidades ao longo do tempo, cujo resultado é a crescente riqueza social; segundo é o progresso técnico qualitativo que tem seu interesse na realização plena da liberdade humana e no desaparecimento da opressão e do sofrimento.
Diante de todo progresso conquistado na sociedade como a praticidade e a