PROJETO DE PESQUISA
Serviço Social
seRgio carneiro da silva
a exploração do trabalho infantil na feira livre de santa luz -bahia
Feira de Santana
2011
sérgio carneiro da silva
a exploração do trabalho infantil na feira livre de santa luz -bahia
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: estatística e indicadores sociais, metodologia da pesquisa científica, processo de trabalho e ssoc, oficina de formação - tecnologia da informação. Prof:Heleanara Regina Sampaio
Edna Braun,Amanda Boza,Rodrigo Zambon
Feira de Santana
2011
A PRÁTICA DA EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NA FEIRA LIVRE DE SANTA LUZ- BAHIA
A exploração do trabalho infantil prefigura-se como uma das praticas mais deploráveis em uma sociedade democrática. No entanto segundo Schwaytzman 2001.
Durante muito tempo o trabalho infantil no Brasil tratado ora como conseqüência da pobreza ora como solução para amenizar seus efeitos.
Vale ressaltar, outrossim, que esta triste realidade não limita-se tão somente ao Brasil,mas configura-se como uma pratica de abrangência mundial.
No que diz respeito à historicidade do trabalho infantil, segundo o autor citado acima, a sociedade em tempos passados concordava ou aceitava que o ideal para as crianças e adolescentes das camadas sociais menos favorecidas seria aprender uma profissão o quanto antes de modo a contribuir para a renda familiar e evitar a possibilidade de ingresso na marginalidade. Felizmente a partir da década de 80 e em especial com a promulgação da Constituição Federal de 1988, a conceituação da exploração do trabalho infantil passou a ter uma conotação totalmente divorciada da até então concebida.
.
E como forma de torna o bojo de direitos das crianças e adolescentes ainda mais fortalecidos, foi criado em 1990 o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No entanto apesar de