O desenvolvimento humano segundo henri wallon
Este texto tem como principal objetivo oferecer um panorama geral dos estudos psicogenéticos de Henri Wallon, enfatizando de modo especial elementos de sua teoria que nos permitem refletir sobre alguns aspectos do desenvolvimento da comunicação humana nos primeiros anos de vida. Em coerência com a teoria de Henri Wallon, inicio situando o leitor a respeito de elementos de sua trajetória – incluindo aí contexto histórico e social, sua formação e experiências profissionais - que permitem compreender o destaque que alguns conceitos ganham em sua obra, tal como o da influência do meio social no desenvolvimento humano.
Sua teoria, abrangente e dinâmica, serve a muitas leituras por parte de quem procurar nela subsídios para a reflexão pedagógica. Abordando temas como a emoção, a motricidade, a formação da personalidade, linguagem, pensamento, dentre outros, fornece material precioso para refletir as relações entre desenvolvimento infantil e práticas educacionais.
Para aqueles que atuam na educação, conhecer como o movimento do desenvolvimento infantil se dá é fundamental para que seja possível contribuir como mediador e facilitador desse processo. Nesse sentido, o pensamento de Henri Wallon constitui-se num valioso referencial teórico que pode subsidiar as experiências com crianças.
Biografia
Nasceu na França em 1879.
Antes de chegar à psicologia passou pela filosofia e medicina, ao longo de sua carreira foi cada vez mais explícita a aproximação com a educação.
Em 1902, com 23 anos, formou-se em filosofia pela Escola Normal Superior, cursou também medicina, formando em 1908.
Viveu num período marcado por instabilidade social e turbulência política. As duas guerras mundiais (1914-18 e 1939-45), o avanço do fascismo no período entre guerras, as revoluções socialistas e as guerras para libertação das colônias na África atingiram boa parte da Europa e, em especial, a França.
Em 1914 atuou como médico do exército francês, permanecendo vários meses