Marketing esportivo
O Marketing Esportivo é usado pela indústria como uma ferramenta para comunicar-se com clientes. Como o próprio nome já diz, o Marketing esportivo,utiliza o esporte, como forma de contato com a população, assim fortalecendo a marca. E como está ligado diretamente com o esporte, utiliza da emoção e a paixão dos torcedores por determinado time ou esporte, para incentivar o consumo dos produtos ou serviços da empresa patrocinadora. Dessa forma, a empresa que faz uso dessa estratégia de comunicação é percebida, não como uma anunciante, mas sim como uma parceira, que permite com que os campeonatos ou times patrocinados possam ter sucesso e continuidade. Além de ser uma forma de comunicação saudável, envolve sentimentos de uma grandeza insuperável que só o esporte pode oferecer. Não se pode esquecer o papel dos ídolos, que, nesse processo, são os verdadeiros porta-vozes do mercado, com suas mensagens traduzidas em forma de talentos esportivos.
O esporte vem sendo uma excelente oportunidade de divulgação e promoção de uma marca, uma vez que isso ocorre de modo simples, através do patrocínio a times ou atletas. O marketing esportivo tem como objetivo fortalecer a marca e a imagem da empresa, usar a mídia para obter retorno espontâneo, conquistar novos mercados consumidores, usar a comunicação como ferramenta estratégica, etc.
O marketing esportivo é uma forma de mídia alternativa uma vez que ele é capaz de promover uma marca junto ao seu público-alvo e assim sendo recebe em troca de publicidade, imagem e venda. O marketing esportivo está dando tão certo porque a divulgação da marca investidora é feita em momentos de descontração e relaxamento, como numa transmissão de um evento esportivo, quando a maior parte das propagandas acontece no meio da transmissão, evitando os intervalos comerciais e a provável troca de canal. Esse fato é bastante importante se considerarmos , por exemplo, a exposição de uma marca que patrocina um time de futebol durante os