O DESENVOLVIMENTO DO MARKETING
É a satisfação das necessidades e desejos humanos que está na origem do conceito de marketing. O marketing só existe porque a vida em sociedade é impossível sem a realização de trocas.
O marketing surgiu muito antes do comercio, teve seu início com a troca, que é considerada a primeira forma de mercar, mais termo e novo, tanto no meio acadêmico como no meio empresarial.
Estudos apontam que civilizações do século XIX já utilizavam da arte de
Mercar o que contribuiu significativamente para o seu progresso ao longo dos anos.
Após a Revolução Industrial que marcou a segunda metade do Século XVIII, o Marketing começou a ser estudado mais profundamente, já que a Revolução Industrial estimulou a facilidade na produção de bens de consumo, conseqüentemente, o crescimento da concorrência.
No início do século XX apos identificarem que as atividades Marketing eram desenvolvidas somente como práticas do comércio, suas atividades passam a ser diferenciadas das práticas do comércio, proporcionando o seu surgimento como uma área do conhecimento distinta. O Marketing desenvolveu-se dentro de um contexto específico, acompanhando o próprio desenvolvimento do mercado, criando novas perspectivas que o diferenciassem de outras práticas organizacionais e, ainda, sendo modificado pelas escolas que surgiram e se desenvolveram ao longo de sua existência.
Com o fim da simbiose entre produção e consumo, surgiu então a condição básica para a existência do Marketing e para o nascimento de uma nova disciplina. Vinculado à função de distribuição, o Marketing começou a se desenvolver, fazendo uma ponte entre produtos e consumidores.
No começo do século XX, a propaganda e a força de vendas avançaram em conteúdo e as técnicas aumentaram o desejo de compra.
A história do Marketing no Brasil, bem como o próprio desenvolvimento do comércio é mais tardia se