O marketing como aliado ao desenvolvimento sustentável
Náthalie Ribeiro de Melo
Resumo
A pesquisa apresentada visa mostrar a importância do marketing como agregador para gestão ambiental tanto com exemplificações literárias como exemplificações pontuais de corporações que decidiram atuar através de um viés apontado também ao desenvolvimento sustentável. Temáticas como o consumidor ecologicamente consciente, que é aquele que adquire seus produtos baseado nos valores da empresa que o produz, o marketing social que resumidamente é aquele que tem como o objetivo incentivar ações benéficas para a sociedade e o marketing ambiental que pode ser considerado uma junção do marketing de cunho social com o marketing comercial buscando agregar valor no sentido de propósito valioso, para atender a demanda que busca este comportamento pelas empresas, buscando um melhor posicionamento, fortalecimento de marca e satisfação de seus clientes. Esta pesquisa é encerrada considerando que o marketing, que já foi considerado um grande vilão ao desenvolvimento sustentável pode em sua excelência agir em sua parceria, trazendo grandes resultados.
Palavras-chave: marketing ambiental; desenvolvimento sustentável; ecopropaganda, marketing social, consumidor ecologicamente consciente
Introdução
Notamos hoje uma grande preocupação com questões ambientais e sociais e isso vem fazendo com que esse tema passe a fazer parte de pautas de reuniões em grandes corporações afim de não perder e alcançar consumidores que se preocupam com esses fatos. O então vilão marketing que tradicionalmente origina o desejo de consumir, muitas vezes além do necessário passa a ter uma importante função, atender a essa nova demanda de consumo, onde a preocupação sócio ambiental existe.
O papel desempenhado pelo marketing foi duramente criticado devido à indução ao consumo exagerado, inconsciente, gerando desperdício e impactando o meio ambiente inclusive com ações publicitárias.
Embora seja essencial