A sustentabilidade aliada ao desenvolvimento organizacional: um estudo bibliográfico do comportamento empresarial.
Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis – DCAC
Disciplina: Administração Mercadológica
A Sustentabilidade aliada ao desenvolvimento organizacional: Um estudo bibliográfico do comportamento empresarial.
Icaro Celio Santos de Carvalho
Tayrone Argolo dos Santos
Wirlem Miranda Oliveira
Marina Chaves Passos
Introdução
O desenvolvimento organizacional surgiu devido ao movimento na década de sessenta com o conjunto de ideias desenvolvidas a respeito do homem, da organização e do ambiente, apontando no sentido de propiciar o crescimento e o desenvolvimento organizacional segundo suas próprias potencialidades.
Esse conceito representa a relação de duas tendências no estudo das organizações: de um lado o estudo da estrutura, e do outro um estudo do comportamento humano nas organizações, integrados através de um tratamento sistêmico.
Essa teoria deve estar intrinsecamente ligada à sustentabilidade, no seu conceito mais amplo da palavra, ou seja, sistema que relaciona a continuidade dos aspectos sociais, econômicos, culturais, e ambientais da sociedade humana. Esse meio propõe a configuração da civilização e das atividades humanas, de tal modo que a sociedade, seus membros e suas economias possam preencher suas necessidades para expressar o seu maior potencial no presente, mas ao mesmo tempo preservando a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando assim a melhor forma de atingir a pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até uma extensão global.
Este trabalho pretende apresentar a importância da aliança entre os conceitos de desenvolvimento organizacional e sustentabilidade para a sobrevivência das empresas na conjuntura em que o Brasil vive. Além disso, pretende mostrar a relação entre duas empresas, sendo uma delas com os conceitos aplicados e outra atuando sem os mesmos, pretende-se