O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA NO ENSINO
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem uma grande preocupação em mostrar o estudo da escrita e da leitura no ensino fundamental. O processo de aquisição da leitura se inicia muito antes da criança entrar na escola. Seu contato com uma sociedade alfabetizadora inicia-se desde o momento em que se abrem os olhos, pois a criança se depara com: produtos, etiquetas, anúncios, placas, televisão, etc.
Devido à curiosidade das crianças em saber o que há ao seu redor, elas vão elaborando suas próprias idéias e hipóteses sobre o significado das palavras.
Portanto, podemos perceber que ao entrar na escola, a criança traz consigo uma bagagem importante sobre a leitura e a escrita. A partir dos seus conhecimentos prévios o aluno poderá aprender significativamente. A escola às vezes, ignora este conhecimento que o aluno traz, acreditando que o mundo externo é diferente das atividades alfabetizadoras que aprende dentro da sala, impedindo que as una para poder formar um elo e aproveitar as experiências significativas.
Através de pessoas-modelos, como por exemplo, familiares, professores, a criança sente-se estimulada e curiosa a aprender a ler e vendo outras pessoas lendo e errando, percebe que o erro torna-se um fator natural para a sua aprendizagem.
De acordo com tantas idéias e ideais este trabalho deseja refletir sobre alguns pontos importantes com os professores do ensino fundamental. No primeiro capítulo, a origem da escrita nos leva a entender a sua importância e a sua trajetória histórica no mundo atual e como seu desenvolvimento e descobertas nos trouxe progressos e autonomia.
As novas tecnologias e o contato do indivíduo com as mesmas, faz-se necessário para que o próprio se desenvolva como leitor e produtor de textos, avançando em suas próprias concepções e aberto às novas teorias e mudanças da vida moderna.
No segundo capítulo, o