A GESTÃO ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Numa sociedade letrada o ato de ler é uma necessidade, visto que para onde se posicione está um texto escrito a ser decifrado, com informações que podem facilitar a vida humana. A decodificação da informação é importante para o lazer, o consumo e o trabalho. Muito embora a comunicação não se restrinja apenas á escrita, a linguagem oral traduzida no falar e escutar, para muitos ainda predomina, devido à deficiência do conhecimento sistemático da linguagem por boa parte de população.
A linguagem escrita (o ler e o escrever) muito tempo foi tida como privilégio de poucos. Hoje devido às facilidades de acesso á uma instituição escolar esse problema da linguagem escrita está mais ameno. A decodificação das letras já atingiu uma grande parcela da população.
Com o crescente interesse pelo assunto e surgimento de estudo teóricos e críticos sobre literatura infanto-juvenil, expandiu-se a produção editorial nas livrarias ou posto diversificados de vendas, endereçados de venda, livros endereçados á infância, livros atraente, coloridos, bem impressos, farta e ricamente ilustrados. Apesar de todo esse cuidadoso trato gráfico-visual, o livro ainda se encontra distante da criança e do adolescente, ainda não atingiu a categoria de companheiro inseparável e insubstituível. Compreende-se que:
A crise de leitura é um dos mais graves problemas enfrentados pela escola, uma vez que poucos são os alunos que lêem, poucos são os que se ocupam com a leitura nas suas horas de lazer, substituindo os livros de entretenimento de rápido e mais fácil consumo, procurando as instituições escolares suprir as conseqüências do abandono da leitura...(VORNICOV et al,1986, p.4).
A compreensão da escrita de forma interpretativa é preocupação maior de educadores que esperam formar leitores capazes de fazer uma reflexão sobre o mundo. Contudo, Freire (1982), defende a premissa de que: a leitura do mundo precede a leitura da palavra, ressaltando a importância das vivências,