o desenvolvimento da cadeia produtiva da carne no estado do parana e no brazil
Leandro Mazute (PIBIC/Fundação Araucária-FAFIPA), Reginaldo Fernandes Ferreira (Orientador), e-mail: reginaldo.fernandes@unespar.edu.br.
Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí/ Colegiado de Ciências Contábeis – Paranavaí-PR.
Ciências Sociais Aplicadas: Ciências Contábeis.
Palavras-chave: Cadeia produtiva; Desenvolvimento; Carne;
Resumo:
O objetivo deste estudo de cunho bibliográfico foi estudar o desenvolvimento da cadeia produtiva da carne bovina no estado do Paraná e compará-la com a cadeia produtiva da carne bovina brasileira e da carne de frango. Para tanto se utilizou de dados oficiais do Informa Economics FPN. Constatou-se que durante os anos de 2003 a 2012 enquanto a produção de carne bovina paranaense regredia a brasileira evoluía, já na produção de carne de frango tanto o Paraná quanto o Brasil quase triplicarão a sua produção. O resultado da pesquisa aponta que o surgimento do foco de febre aftosa em 2005 no Estado do Paraná e a mudança de atividade por parte dos produtores da pecuária para a cana-de-açúcar foram os principais fatores responsáveis pela queda na produção da carne bovina paranaense, enquanto a demanda pela carne bovina aumentava tanto no mercado interno, quanto no mercado externo graças ao aumento da renda da população. O Governo deve seguir o exemplo da cadeia produtiva do frango e incentivar o uso da tecnologia para o aumento da produtividade.
Introdução Através da globalização os mercados tanto interno, como externo se tornaram mais competitivos e exigentes. O consumo global de carne bovina cresceu mais rapidamente que a produção graças ao aumento de renda expressivo de classes emergentes que passaram a ter novos hábitos de alimentação e a gastar mais com alimentos de qualidade e prazer no consumo, como a carne bovina.
Durante a última década a cadeia produtiva da carne bovina brasileira sofreu grandes