O Desenvolvimento Da Alfabetiza O
O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO
Lúcio César Castro Souza
R.A. 511100870
RESUMO
O trabalho trata da alfabetização, trazendo um breve histórico, depois tratando da alfabetização de crianças no Brasil, o início da aprendizagem da linguagem escrita, traçamos um perfil em porque ser contra ou a favor do modelo brasileiro de alfabetização.
Como devem se portar os educandos e educadores dentro da escola e no processo de alfabetização comentou-se sobre os métodos tradicionais de alfabetização, o método construtivista e os níveis estruturais.
Comentou-se, ainda, sobre como desenvolver nos educandos o interesse pela leitura.
Palavras
chaves:
Desenvolvimento Infantil.
Alfabetização;
Construtivismo;
Afetividade
e
2
INTRODUÇÃO
Muito se fala em alfabetização nas escolas. Mas, poucos são os educadores que levam a sério este tema, dentro da sala de aula. Por isso, este tema foi escolhido, pois o gosto pela alfabetização surgiu a partir do conhecimento adquirido através dos primeiros educadores. E, hoje entendemos que a relação entre a escola e a alfabetização, é uma maneira de disciplinar as crianças, assim, o educando na maioria das vezes, lê por ser obrigado a fazê-lo, por causa de provas ou questionários que terão que ser respondidos. São poucos os educandos que mesmo assim, aprendem a ler e, descobrem o mundo através da leitura.
No presente texto, será tratada a relação entre alfabetização e vida cotidiana, com o conhecimento obtido em salas de aulas, através de pesquisas e opinião de alguns autores.
Será tratado um pouco da história da alfabetização suas maneiras e seus problemas no Brasil.
Também serão tratados assuntos de suprema importância: As fases e os tipos de alfabetização, uma tentativa de identificar em nossos educandos, qual a melhor maneira que se adapta em determinada fase. E os fatores que inibem ou desenvolvem a alfabetização, o que afeta diretamente o gosto pela leitura, que será um alerta para muitos educadores que utilizam a alfabetização