Letramento
Por meio deste, conheceremos um pouco sobre alfabetização e letramento. Alguns pensam e/ou acreditam que ambos apresentam a mesma definição, porém a compreensão e diferenciação dos mesmos pode fazer muita diferença na vida de uma criança, ou até mesmo de um adulto.
Temos a alfabetização como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática em suas variações e o letramento surge como o resultado da ação de ensinar a ler e a escrever.
Será que toda criança alfabetizada é letrada? O que vem primeiro, a alfabetização ou letramento? Por que são tão importantes para a educação?
Esses questionamentos serão respondidos ao longo do trabalho.
DESENVOLVIMENTO
Ao pesquisarmos sobre alfabetização, compreendemos que em termos gerais é o ensino/aprendizagem das letras que constituem o alfabeto e as diversas maneiras de utilizá-las, por meio do alfabeto há comunicação, por isso ele é tão importante para a vida em sociedade.
Através da alfabetização o indivíduo estabelece novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, proporcionando uma maior interação com o meio, fazendo com que haja a troca mútua de conhecimento, que será fundamental no crescimento social em todos os aspectos.
O letramento vem a ser o processo em que o individuo poderá demostrar suas habilidades de escrita e leitura com bastante facilidade, pois o mesmo foi devidamente incentivado para fazê-las.
Muitos fatores interferem para que o indivíduo desenvolva um bom letramento, o maior deles é a falta da prática de leitura, Paulo Freire afirma “Na verdade o domínio sobre os signos linguísticos escritos, mesmo pela criança que se alfabetiza, pressupõe uma experiência social que o precede – a da 'leitura' do mundo”, portanto, a criança ao ser alfabetizada necessita de um meio que a faça desencadear a sua própria leitura do mundo.
A criança ao ser alfabetizada, não necessariamente será letrada, pois o letramento vai além do reconhecimento de símbolos linguísticos, ele é a