poeta
Um importantíssimo poeta brasileiro que faz parte de nossa literatura
Biografia
Junqueira Freire é um importantíssimo poeta brasileiro que faz parte de nossa literatura. Fez parte da terceira geração do romantismo, fazendo parte da Academia Brasileira de Letras, assim como os principais literatos brasileiros. Na sua geração foi o mais ligado aos padrões do Neoclassicismo português, ele próprio sendo autor de um compêndio conservador.
Filho de José Vicente de Sá Freire e Felicidade Augusta Junqueira, o poeta nasceu em Salvador, BA, em 31 de dezembro de 1832, e faleceu na mesma cidade, em 24 de junho de 1855. Quando criança e jovem já começava a prever seu futuro, pois era grande ledor e já poeta. Só que o que definitivamente ele não esperava era que pela sua família ingressou na Ordem dos Beneditinos, tornando-se Frei Luís de Santa Escolástica Junqueira Freire. todo o tempo que passou na clausura do Mosteiro de São Bento viveu amargurado e triste, e com isso passou a fazer seus poemas com temas como o horror ao celibato; o desejo reprimido que o perturbava e aguçava o sentimento de pecado; a revolta contra a regra, contra o mundo e contra si próprio; o remorso e, como consequência natural, a obsessão de morte.
INTRODUÇÃO
Os três períodos do romantismo no brasil
1ª geração
(nacionalista ou indianista) - marcada pela busca de uma identidade nacional, pela exaltação da natureza. Volta ao passado histórico, medievalismo e criação do herói nacional. Entre os principais autores podem ser destacados Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Araújo Porto Alegre.
2ª geração
(do "mal século") - influenciada pela poesia de Lord Byron e Musset, impregnada de egocentrismo, negativismo boêmio, pessimismo, dúvida, desilusão adolescente e tédio constante. Seu tema preferido é a fuga da realidade. A poesia é intimista e egocêntrica. Os poetas dessa geração foram Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes