O desafio de defender a imagem
Logística
CARLOS BISPO DE LIMA
Profº Maciel
TRABALHO DE LOGÍSTICA
(IMPORTÂNCIA DOS CONCEITOS)
JUST IN TIME
É um sistema de gerenciamento na cadeia de produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Está relacionado à produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo. A proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores com a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos.
CEP (CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO)
O Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma ferramenta estatística da qualidade utilizada nos processos produtivos (e de serviços) com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados e, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos e principalemte reduzindo custos.
QFD
O objetivo básico do QFD é traduzir os desejos dos consumidores (compradores potenciais dos produtos) em desenho do produto ou características de engenharia, e conseqüentemente em características das partes, planejamento de processos, e requerimentos de produção associados com sua manufatura. Tem como objetivo principal tornar a empresa apta a desenvolver produtos que satisfaçam as exigências crescentes e diversificadas de seus clientes, em curto espaço de tempo, e caracteriza-se pela eficácia no armazenamento e transmissão de informações durante a atividade multifuncional de desenvolvimento de produto.
SMED
Single Minute Exchange of Dies (Smed) é a abordagem para reduzir a produção e qualidade de perdas devido a