Em caso de incêndio
CONHECENDO O FOGO
O fogo foi dominado pelo homem há cerca de 1 milhão de anos. Mas o medo diante dele é o mesmo, desde aquela época. O fogo sempre começa pequeno e nada mais é do que uma reação química, que pode ser evitada.
É preciso conhecer o fogo para que possamos combate-lo. Para que haja fogo, e necessária à presença de 3 elementos básicos: combustível, calor (temperatura de ignição) e oxigênio. Veja bem, sem qualquer um destes elementos, não há fogo.
1. Combustível: e todo material capaz de se queimar ou inflamar, de acordo com as temperaturas. O combustível pode ser sólido (madeira, plástico, borracha, papel e outros), liquido (gasolina, graxa, tinta, álcool e outros) ou mesmo gasoso (acetileno, gás metano e outros).
2. Calor ou temperatura de ignição: é uma fonte de energia que da inicio ao fogo. Pode ter origem primata ou direta, isto é, através da colocação direta com a chama. Ou indireta, através da propagação do calor, como, por exemplo, o sol, o asfalto, o ferro elétrico, lentes e outros.
3. Oxigênio: é um gás comburente que alimenta a chama. Quanto mais oxigênio, maior a chama e também a temperatura.
MÉTODOS DE EXTINÇÃO: rompendo o triângulo do fogo
São três os métodos de extinção, utilizados para evitar o princípio ou eliminar o andamento de um incêndio, bastando, para isso, romper o triângulo do fogo. Ou seja, é preciso cortar um dos três elementos básicos do fogo (não custa lembrar: oxigênio, calor e combustível) para que ele desapareça.
• Corte de combustível ou isolamento: Consiste em retirar o material que está queimando ou por queimar do local.
• Corte de calor ou resfriamento: Consiste basicamente em resfriar o local com água.
• Corte de oxigênio ou abafamento: Consiste em impedir que o oxigênio tenha contato com o combustível em combustão. Podemos usar, para tal, cobertores, terra ou extintores de pó.
CAUSAS DE UM INCÊNDIO
Um incêndio