Sinistro
I- Introdução II
II- Risco de incêndio III
III- Medidas de Proteção Passiva e Ativa IV
IV- Sistemas de proteção contra incêndio VI
V- Saídas de emergência XII
VI- São ações do plano de emergência XII
I- Introdução
Apresentando noções técnicas acerca da ocorrência de um incêndio, seus riscos, as causas mais frequentes e as medidas de proteção ativa e passiva, os sistemas de proteção contra incêndio e a maneira correta de utilizá-los no caso da ocorrência de um sinistro.
Apresentamos os sistemas de proteção contra incêndio empregados nas escolas e a maneira correta de utilizá-los no caso da ocorrência de um sinistro, definimos o conceito de saídas de emergência e rotas de fuga, demonstrando não só a importância em conhecer os caminhos corretos para uma evacuação segura da edificação, como garantir que os mesmos estejam sempre desobstruídos.
Orientações e procedimentos que devem ser adotados em caso de um sinistro.É muito importante conhecer os equipamentos, saber utilizá-los e ter certeza de que eles estejam em perfeito funcionamento em caso de emergência. Explicando o que é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e Brigada de Incêndio e indicamos os procedimentos para sua renovação e manutenção. E a legislação de segurança contra incêndio para o Estado de São Paulo e as Normas Técnicas.
II- Risco de incêndio
O trabalho de prevenção contra incêndio é o melhor caminho para promover uma edificação segura. Para tanto, é muito importante controlar a quantidade de material combustível armazenado, tendo cuidado com acúmulo de papéis, materiais de madeira e objetos inflamáveis guardados em almoxarifados e depósitos. É necessário também controlar as fontes de calor, tendo especial atenção com a cozinha e o manuseio de gás GLP.
Meios de propagação
Condução- ligação física entre os corpos;
Convecção- massa de ar aquecida (fumaça); radiação- propagação de fogo por ondas de calor;
Métodos de extinção
Isolamento- do material;
Resfriamento-