O derramamento do Exxon Valdez
ISSN 1984-9354
ANÁLISE CRÍTICA DOS CASOS DO
EXXON-VALDEZ (1989) - EXXON E DO
RIO BARIGÜI-IGUAÇÚ (2000) PETROBRAS - O QUE ALTEROU EM
TERMOS DE GOVERNANÇA
CORPORATIVA E SUSTENTABILIDADE
ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS?
Cláudio Paula de Carvalho
UFF
Robson Spinelli Gomes
UFF
Resumo
A partir da análise dos casos apresentados, o estudo mostra uma análise crítica a partir do processo de crise às ocorrências existentes do processo de comunicação de crise, as decorrências nas relações junto às partes interessadas assim como uma análise crítica ante ao mercado de ações, suas nuances, e possibilidades de atuação junto à imagem das organizações e as avaliações junto ao mercado de ações.
Palavras-chaves: Sistema de Comunicação de Crise; Comunicação com Partes Interessadas; Crise Empresarial; Sustentabilidade
Empresarial
V CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
Gestão do Conhecimento para a Sustentabilidade
Niterói, RJ, Brasil, 2, 3 e 4 de julho de 2009
1. INTRODUÇÃO
A atividade de petróleo e gás, assim como tantas outras atividades extrativistas e produtivas, inevitavelmente está relacionada às condições de risco no negócio desenvolvido.
Segundo Ogrizek (1999), o risco é inerente a qualquer atividade de negócio e as crises corporativas têm-se tornado lugar comum.
O presente estudo trata do processo de análise crítica quanto ao processo de crise ocorrido nas duas situações e abrangendo duas grandes corporações, a Exxon e a Petrobras, apresentando parâmetros referenciados à época, e o que estes acidentes ocasionaram e/ou afetaram questões relativas à reputação e a imagem institucional. Do mesmo modo, o que afetou ou não em termos de atuação no desenvolvimento dos negócios, relacionamento junto às partes interessadas assim como o desempenho no mercado de ações, considerando o período antes, durante e após à crise instaurada. Da mesma forma, o que serviu de aprendizado no que diz respeito a melhores práticas