Musculação na adolescencia
A pratica da musculação por adolescentes ainda é vista com desconfiança por parte dos pais com medo que atrapalhe o seu desenvolvimento. Esse medo sem fundamento, vem dos primeiros estudos que afirmavam não ser seguro a prática da musculação para essa faixa etária, mas novas evidências têm indicado que tanto crianças quanto adolescentes podem se beneficiar com o treinamento de força.
Recentes estudos têm demonstrado que os riscos do treinamento de força bem orientado e individualizado são praticamente nulos, já que nenhum tipo de lesão foi citado nos programas com protocolos específicos para crianças e adolescentes.
Os benefícios da musculação para os adolescentes são: Aumento da força, melhora da autoestima, correção da postura, chance de socialização, aumento da concentração, maior flexibilidade e condicionamento físico, aumento da densidade mineral dos ossos, evitando posteriormente doenças ósseas, e principalmente, a atividade afasta os jovens do sedentarismo.
Assim como qualquer atividade física, a musculação tem seus riscos, por isso, alguns cuidados precisam ser tomados. É importante fazer exame médico e avaliação física, e sempre procurar um profissional habilitado e qualificado para instruir da melhor forma possível a prática da atividade, respeitando as características individuais e os objetivos dos alunos.
Estudos como o de Faigenbaum, comprovaram que forças compressivas do treinamento de musculação são 200% menores que as alcançadas em brincadeiras comuns que naturalmente envolvem saltos, quedas e corridas. Outro estudo demonstrou que o risco de lesão em atividades cotidianas é maior que no treinamento de força, e que as lesões geradas por ele são na grande parte das vezes fruto de desconhecimento a respeito do que se é feito em uma sala de musculação.
A American Academy of Pediatrics concorda com esses resultados e ressalta que lesões que acontecem no treino de musculação são por falta de