Musculação na Adolescencia
TEMA: MUSCULAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA
1. INTRODUÇÃO
Este presente trabalho tem por finalidade trazer a tona os riscos e benefícios da prática da musculação por adolescentes, pois muitos são os questionamentos e teorias sobre o exercício resistido nesta faixa etária.
No entanto, esta obra busca esclarecer de forma clara e objetiva, através de dados históricos até os atuais, portanto sintéticamente, justificar por qual razão a população tinha e muitos até hoje tem uma ideologia de que a musculação é prejudicial a saúde dos adolescentes, e qual o percentual de riscos e benefícios.
Atualmente, o índice do sedentarismo que acomete os adolescentes no Brasil e no mundo devido a comodidade gerada pelas evoluções tecnológicas, vem afetando a saúde dos mesmos, gerando doenças, muitas das vezes crônicas, que só é possível evitar e prevenir através do exercício físico, cabendo aqui destacar a musculação, pela abrangência de benefícios que a mesma afortuna.
2. MUSCULAÇÃO
A musculação, segundo o dicionário Aurélio, é o exercício físico, com aparelho ou sem ele, cujo objetivo é o ganho de massa muscular, ou seja, consiste em trabalhar a musculatura1 corporal com pesos, onde para cada grupo muscular a ser trabalhado existe um exercício específico.
A musculação surgiu como resposta à busca pela qualidade de vida, no que diz respeito à saúde músculo-esquelética, tendo por finalidade melhorar as aptidões físicas.
Atualmente, esta prática é utilizada para diversos objetivos, não apenas para o aumento da massa muscular e diminuição de gordura corporal, mas também para o aumento da potência muscular e condicionamento físico geral.
Segundo pesquisas realizadas por especialistas, é possível afirmar que, a musculação possui um nível de risco a saúde, praticamente nulo, ao contrário de seus benefícios que são diversos, como: a melhora da postura e flexibilidade, melhora os aspectos cognitivos (atenção, concentração,