O Código de Manu
CASTRO, Flávia Lages de. História do Direito: geral e Brasil. 9. ed. Rio de Janeiro: 2011.p.43 a 64. (O Código de Manu).
3. Produza um parágrafo (com quatro linhas) explicativo sobre o “resto” (Chandalas ou párias) da sociedade hindu. Viviam às margem das Castas, eles não eram aceitos como castas e nem eram considerados gente, e sim como os mais impuros da sociedade, não podiam sequer tocar com sua sombra um integrante das castas superiores, eram subordinados as outras castas e obrigados a fazerem os trabalhos que ninguém queria.
4. Explique a relação entre o Vedismo e as castas sociais hindus. Vedismo é a denominação da mais antiga religião da Índia, que marcou a passagem do animismo e naturalismo primitivo para o Bramanismo e o Hinduísmo. O Vedismo apóia-se na crença da reencarnação, portanto através dessa, os hindus puderam basear e firmar na estrutura social e sua legislação. Para eles o reencarnar em uma situação boa ou ruim na próxima vida dependia intimamente de ser bom ou não na vida presente. Esta idéia permeia tudo dos Indus da Índia antiga da sociedade á religião, da economia á divisão por castas. Não poderia haver mistura de castas, porém se uma pessoa fosse boa durante sua vida, poderia vir em uma casta melhor em sua próxima encarnação e se fosse ruim, viria em uma casa inferior. Neste contexto pode analisar que os párias (o resto) deveriam morrer e reencarnar várias vezes até se tornarem os tão sonhados Brâmanes, sendo os Brâmanes a casta, ou seja, classe mais favorecida da sociedade hindu.
5. Veja alguns pontos do Código de Manu e explique (usando apenas três linhas digitadas para cada item), como o código aborda as seguintes questões:
a) Testemunhas Uma testemunha não pode ficar calada, pois é considerado falso testemunho, deveriam ser escolhidos homens de confiança, e se caso fosse mulher deviam prestar testemunho para outra mulher e havia separação entre as castas.
b)