o curriculo ( em construçao)
O currículo uma reflexão sobre a pratica
Resumo por Lucas Fernandes Rodrigues de Souza
Bom esse resumo vai ser feito de maneira lúdica, não pretendo por meio deste formar pensadores nem que sirva como mecanismo, nem instrumento de ensino. Apenas com o intuito de organizar ideias dispostas no livro.
Vale resaltar que esse é meu primeiro contato com o tema, desconhecendo também o autor e possíveis obras realizadas pelo mesmo. Não tenho o domínio da área, porem levo informações diversas extraídas de leituras sobre temas variados. Introdução
(opinião: o autor chega a ser chato, repetitivo, não dá explicação alguma sobre o que é o currículo no âmbito social/político/econômico porem passa mil afirmações sobre o mesmo. )
O livro vem a falar da perspectiva sobre o currículo.
A qualidade da educação tem relação com o tipo de cultura local, e ganha significado através das praticas e dos códigos que a traduzem em processos de aprendizagem para os alunos, não tendo sentido renovações de conteúdos sem mudanças de procedimentos.
Não sendo uma tarefa fácil, melhorar a qualidade do ensino. Ainda mais se não tiver uma mudança dos conteúdos, procedimentos e contexto da realização do currículo. Sendo eficaz a reforma curricular somente relacionada com um interesse na formação dos professores.
Capítulo 1
Aproximação ao Conceito de Currículo
O currículo: cruzamento de praticas diversas
Toda a pratica pedagógica gravita em torno do currículo
As razoes de um aparente desinteresse
Um primeiro esquema de explicação
As teorias sobre o currículo: elaborações parciais para uma pratica complexa
O currículo é um conceito novo. Quando pesquisado em dicionário não se obtém o significado utilizado no âmbito a acadêmico.
Grundy (1987) “ O currículo não é um conceito, mas uma construção cultural. Isto é, não se trata de um conceito abstrato que tenha algum tipo de existência fora e previamente a experiência humana. É antes, um modelo de organizar