Concepção de educação, curriculo e homem: uma contribuição para pensar a construção do currículo
Uma contribuição para pensar a construção do currículo
Celiane Mara de Lala Burity[2]
Resumo
A discussão da construção do currículo escolar tem sido permanente em todos os tipos de reuniões que são feitas para debater a educação como um processo de formação humana, através do saber sistematizado. Entretanto para que tal discussão aconteça com presteza, é preciso abordar no mínimo os conhecimentos básicos acerca do que é educação, o que é currículo, seus objetivos e os responsáveis por fazê-lo funcionar e qual é a concepção de homem que se pretende formar. Neste artigo discutiremos estes conceitos através de uma pesquisa bibliográfica baseada principalmente nas obras de Saviani (2003) e Vázquez (1968). O tema será desenvolvido abordando como subtemas: Entendendo o que é educação; O currículo escolar, o pedagogo e suas atribuições; Quem é o homem? Depreende-se que ao final deste artigo, os profissionais que trabalham a educação possam ter claro quais suas funções quanto à educação e como deve ser constituído o currículo para que se possa alcançar a formação completa do homem.
Palavras-chave: educação, currículo e homem.
Introdução
Considerando-se que o currículo escolar surge através das concepções de educação e de homem, procuraremos desenvolver estas concepções para que melhor possamos compreender as relações existentes entre elas e sua importância no processo de ensino ou de educação. Procuraremos entender primeiro a concepção de educação, para que, a partir daí possamos compreender o currículo escolar que será trabalhado a partir da concepção de homem.
Entendendo o que é educação
O homem é o único ser que “necessita produzir sua própria existência. Para tanto, em lugar de se adaptar a natureza, ele tem que adaptar a natureza a si”. (SAVIANI 2003). Desta forma, “o homem é o único ser que transforma matérias naturais em produtos que atendem às suas necessidades. E a esta transformação