O crime do padre amaro
EQUIPE :
Ana Carolina
Pedro Rodrigo
Mateus Alves
Leonardo Lopes
Eça de Queiróz
José Maria Eça de Queiroz foi um importante romancista português do século
XIX. Nasceu em 25 de novembro, de 1845, na cidade portuguesa de Póvoa de
Varzim.
Diplomata e escritor muito apreciado em todo o mundo e considerado um dos maiores escritores portugueses de todos os tempos, Eça de Queirós nasceu em Póvoa de Varzim-Portugal, no dia 25 de Novembro de 1845. Seu nome muitas vezes tem sido, de forma equivocada, grafado como "Eça de
Queiroz".
Como seus pais não eram oficialmente casados, Eça foi registrado como filho de mãe desconhecida. Passou, então, a infância sem seus pais e viveu com os avôs paternos.
Já crescido, entrou na tradicional Faculdade de Direito da Universidade de
Coimbra, em 1861. Tentou a carreira de advogado, mas por pouco tempo, pois na década de 1870 ingressou na carreira diplomática, que o levou a lugares como Havana, Bristol e Paris.
Paris tem uma singular importância na vida do autor, já que foi nessa cidade em que se casou, com a D. Emília de Castro Pamplona e também foi nela em que faleceu, algumas décadas depois.
Abordou, em suas obras, diversos temas. Porém, podemos observar algumas características comuns em seus romances, como, por exemplo, abordagem de temas cotidianos, descrição de locais e comportamento de pessoas, pessimismo, ironia e humor.
Eça de Queiroz morreu na cidade de Paris em 1900. Suas obras foram traduzidas em várias línguas. É considerado até os dias de hoje como sendo um dos principais representantes do realismo português.
A Cidade e as Serras
A Ilustre Casa de Ramires
A Relíquia
A Tragédia da Rua das Flores
As Farpas
Contos e Prosas Bárbaras
O Crime do Padre Amaro
O Mandarim
O Mistério da Estrada de Sintra
O Primo Basílio
Os Maias
Uma Campanha Alegre
Publicado pela primeira vez