crime do padre amaro
Biografia de Eça de Queirós
Resumo da Obra
Estrutura
A nálise dos Personagens
Foco Narrativo
Tempo
Espaço
Tema
A ssunto
Mensagem
Ideologia
Bibliografia
Elaboração: Prof. R onaldo José Fazam
Este m ate rial é parte inte grante do site www.m undocultural.com .br e pode se r re distribuído livre m e nte , de sde que não se ja alte rado. Para m aiore s inform ações e scre va para fazam @m undocultural.com .br
[ ]´s
Equipe Mundo C ultural
www.mundocultural.com.br
O crime do padre Amaro | Eça de Queirós www.mundocultural.com.br Introdução
O trabalho a se guir te m o obje tivo de analisar, se m e sgotar todas as possibilidades, a obra “O Crime do Padre A maro” de Eça de Queirós.
Publicada pe la prim e ira ve z e m 1875, e ssa obra é , se m sobra de dúvidas, a mais polê m ica de todas as e scritas por Eça de Q ue irós. É também, uma das mais famosas, pois trata do com portam e nto nocivo e corrupto não só dos padre s, mas do clero em ge ral. Alé m disso, ne sse rom ance , pe rce be -se , cla ra m e nte , o com ba te aos valores é ticos e m orais vige nte s na socie da de portugue sa da é poca , que eram considerados com o fundam e ntais para as pe ssoas e fam ílias de be m .
C om o se vê , e ssa obra não te m sim ple sm e nte a intenção de contar a história amorosa de Am aro e Am é lia. Muito pe lo contrário, se u obje tivo é analisar o com portamento dom inador e corrupto do cle ro e do Gove rno sobre a atrasada e hipócrita sociedade portugue sa da é poca, e ncontrar os m otivos da de cadê ncia dessa mesma sociedade e provar que os indivíduos que a com põe m são vítim as de sse siste m a injusto e cruel.
Assim , pode -se dize r, que o C rim e do Padre Am aro é um Romance de Tese, pois nele fica claro que o meio social e o instinto de te rm inam o m odo de agir dos indivíduos, que , por isso, não são m ais indivíduos, pois são re duzidos a um a “m