O corpo
Documentos são usados por muitos, e principalmente dentro de empresas, documentando, avisando, declarando, de muitas outras formas, como exemplos Ata e Atestado.
1. ATA
É o documento de valor jurídico, que consiste no resumo fiel dos fatos, ocorrências e decisões de sessões,
Reuniões ou assembleias, realizadas por comissões, conselhos, congregações, ou outras entidades.
Semelhantes, de acordo com uma pauta, ou "ordem do dia", previamente divulgada.
É geralmente lavrada em livro próprio, autenticada, com as páginas rubricadas pela mesma autoridade que redige os termos de abertura e de encerramento.
Mediante tais pressupostos, a essência discursiva inerente ao artigo em voga é a de ressaltar as características relacionadas a uma modalidade textual que figura na linguagem escrita – a ata. Esta tem por finalidade documentar acerca de quaisquer eventos oriundos de uma determinada instituição, seja ela qual for. Sendo assim, pelo fato de apresentar tais requisitos, constitui-se de formalidades, mesmo porque se inclui na chamada “redação técnica”, obedecendo assim algumas normas para se tornar materializada.
Para evitar qualquer modificação posterior a ata deve ser redigida de tal maneira que isso não seja possível:
- sem parágrafos ou alíneas, ocupando todo o espaço da página;
- sem abreviaturas;
- números escritos por extenso;
- sem rasuras nem emendas;
- sem uso de corretivo
- com verbo no tempo pretérito perfeito do indicativo;
- com verbo de elocução para registrar as diferentes opiniões.
Se o relator cometer um erro, deve empregar a partícula retificativa “digo”, como neste exemplo: “Aos dezesseis dias do mês de julho, digo, de junho, de dois mil e cinco…”
Um exemplo de ata:
1.1. Ata de reunião
Por muito tempo, as atas de reunião foram os documentos formalizadores das decisões tomadas em empresas, condomínios e associações. Elas continuam sendo um excelente instrumento, principalmente porque elas se tornaram mais