O corpo fala
CURSO DE PEDAGOGIA
RESENHA
O CORPO FALA
NATAL/RN
2013
MARIA LENICE TAVARES
Resenha do livro: O corpo Fala, de Pierre Weil e Roland Tompakow, sob a supervisão do Professor Jailton Ribeiro, apresentado como uma análise interpretativa contextualizando o texto trabalhado, fortalecendo a teoria e prática vivenciadas, além de ser um critério de avaliação para a conclusão do 6° período de Pedagogia, na disciplina Pedagogia Organizacional.
NATAL/RN
2013
O livro começa como se fosse uma cartilha, daquelas que nós somos alfabetizados. Primeiro, começamos a aprender as letras, depois formamos as palavras e por fim frases… daí temos uma comunicação completa.
Quando se fala nesse tipo de comunicação, pode até se pensar que é um tanto complicado aprender a linguagem corporal através da escrita. Pois bem, os autores pensaram nesse detalhe, cada vez que nos é introduzidos um gesto, uma maneira que falamos com o corpo, tal maneira é descrita por palavras e acompanhadas por sua devida ilustração. O Corpo Fala dá uma introdução sobre o assunto abordado pelo mesmo, explica também a nós como lê-lo, estimula - nos a ler o livro, esta obra trata dos significados das ações humanas, gestos e atitudes, e mostra a nós como reconhecer todos esses significados. Há uma sugestão por parte dos autores, cada vez que é introduzido uma nova linguagem corporal, que o leitor faça uma pausa, para observar as pessoas a sua volta, analisando se o que foi aprendido, procede.
Neste livro podemos encontrar que conseguimos interpretar a linguagem do corpo através de gestos, pelo modo que as pessoas ficam, as expressões do rosto e também o que as pessoas estão sentindo. A comunicação é fundamental nas relações pessoais, empresariais e educacionais. Pode ser feita de várias maneiras, entretanto, só existe realmente quando a mensagem é recebida