O corpo fala
Faculdade de Direito / Diurno
Aluno : Tatiana Apª Macedo de Paiva
Português - Amtiza Torres Vieira
O Corpo Fala
Existem meios alternativos de comunicação entre as pessoas além da palavra, da fala e da escrita. Estas formas não-verbais são compreendidas através de gestos, expressões e linguagens corporais.
Podemos identificar essa forma de comunicação facilmente apenas observando as pessoas que nos rodeam. Conseguimos entender (mesmo que superficialmente) o que cada uma delas transmite naquele momento, a partir da postura, da expressão facial, do olhar, da inquietude, da entonação vocal entre outros elementos subjetivos.
Nosso corpo pode nos dizer muito sem necessariamente utilizar-se de meios verbais, graças aos chamados signos, que são basicamente nossas reações físicas naturais, espontâneas e inconscientes.
Muitas vezes falamos mais através dos sinais corporais que estão diretamente vinculados à fala do que a ela propriamente dita, visto que estes são involuntários, ocupando um total de 55% em todo o processo comunicativo, seguido pela entonação dada (38%) e finalmente pela palavra falada (7%). Temos o costume de nos ater principalmente à esta última e esquecemo-nos da importância dos gestos, movimentos e expressões.
Os atuais processos seletivos de empresas, majoritariamente, deixam a cargo dos profissionais do setor de Recursos Humanos a escolha do candidato, onde, além da fala serão observados com igual ou maior cuidado as expressões do corpo, os gestos e a desenvoltura, bem como a escolha da roupa, a postura, posição das pernas e os tantos outros sinais emitidos pelo nosso corpo.
É importante que estejamos sempre atentos à todos esses marcos, não somente nas entrevistas de empregos mas em todo o âmbito de nossas vidas, particular, profissional e social, cientes que podemos nos contradizer, já que o corpo diz mais que as palavras. A cargo disto se encaixa a famosa situação em