Nas Terras do Bem virá
Nas Terras do Bem-Virá é um documentário que denúncia os abusos e o desrespeito aos Direitos Humanos ocorridos no estado do Pará. Essa realidade assola o nosso país por muitos anos. Assassinatos de trabalhadores que lutam pelo direito de um pedaço de terra e também por trabalho digno. Porém, esse sonho é cada vez mais distante devido ao descaso dos governantes e a truculência dos latifundiários que impõe sobre os mais pobres, através de ameaças, que é alimentado pela impunidade devido o descaso de uma fraca legislação.
Em agosto de 2003, foi criada a Comissão Nacional Para a Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE), órgão vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, tem a função de monitorar a execução do Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo. Lançado em março de 2003, o Plano contém 76 ações, cuja responsabilidade de execução é compartilhada por órgãos do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, entidades da sociedade civil e organismos internacionais
Muitos trabalhadores são iludidos pela falsa promessa de um trabalho digno, mas são sempre enganados por fazendeiros inescrupulosos que objetivam o lucro a qualquer custo, desrespeitando assim os Direitos Humanos.
Este quadro que é abordado pelo documentário, é apenas uma das inúmeras formas de trabalho escravo que temos no Brasil. Trabalhadores bolivianos, colombianos, negros, índios, mulheres, crianças e outros imigrantes que são iludidos com a ideia de trabalho e dinheiro fácil, vemos essas denuncias sendo muito abordada por pequenos grupos, mas com uma falta de desempenho do governo para acabar com esse tipo de trabalho vergonhoso que é constantemente encontrado tanto nas grandes cidades como nos campos.
O documentário retrata que atual situação se remete aos tempos da ditadura militar, a campanha por uma Amazônia desenvolvida e a defesa do meio ambiente e do trabalhador mais pobre, que sucedeu no fracasso da