nas terras do bem virá
CURSO GEOGRAFIA - LICENCIATURA
Alunos: Amanda Pott - 3º ano Geografia – Profº João Vitor Pacheco Gomes
REFERÊNCIA DOCUMENTÁRIA
Nas terras do bem virá. Direção de Alexandre Rampazzo. Produção de Tatiana Polastri. Roteiro: Alexandre Rampazzo e Tatiana Polastri. Música: Nanah Correia, Julian Tirado e João Ba. 2007. (110 min.), son., color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VibNE-8dN7o>. Acesso em: 25 jun. 2015.
RESENHA CRITÍCA
O documentário nas terras do bem virá, trata-se de uma exposição da realidade vivida por milhões de habitantes na região do interior do Maranhão, Pará, Amazônia e seus arredores, descrevendo fatos e acontecimentos que se iniciam no período do Governo militar e que se estende até meados do ano de 2005.
A primeira questão apresentada é a relação direta do trabalho considerado escravo e desumano na região oeste do Maranhão, onde ocorre o domínio dos fazendeiros e latifundiários, os quais empregam os peões através de gatos, ou seja, utilizam de um modelo moderno de capataz para buscar mão de obra em região de extrema pobreza e miséria, oferecendo um trabalho “digno” e pagamento em dinheiro para sustentar a família, que em alguns casos acompanha o peão, em outros aguardam o seu retorno, sem saber se realmente voltaram.
Os trabalhadores além do trabalho desumano e de viverem em situação precária acabam por criar dividas com os fazendeiros, e na hora de receber pelo trabalho, recebem a noticia que na verdade eles quem devem ao patrão.
Os que peões que denunciam os ocorridos são jurados de morte, assim como os que tentam fugir, esses trabalhadores na grande maioria não possui estudos, e muito menos fazem parte das estatísticas do IBGE, e muitos nem mesmo registrados são, considerados como fantasmas ou indivíduos que nem mesmo são considerados vivos, ou nascido no país.
Recebendo pelo trabalho apenas quando os órgãos fiscalizadores do trabalho agem, os quais entram com processos e acordos com os