Trabalho sobre fermentação de algaroba
Campus I - Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia de Produção
Curso de Graduação em Engenharia de Produção
Disciplina: Processo da Indústria Química
Período: 2013.1
PROCESSO DA INDÚSTRIA QUÍMICA
Laboratório de Produtos Fermento Destilado - UFPB
Professor:
Raul
Equipe:
Caio de Araújo Pereira Gadelha - 11228825
Edberto Farias de Novaes Filho – 11118330
Wolgrand Pinto Lordão Neto - 11011768
João Pessoa
Agosto / 2013
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho teve o objetivo de estudar um processo químico realizado no Laboratório Piloto de Produtos Fermento Destilados, na UFPB. O dito laboratório, atualmente conta com três trabalhadores (professores e funcionários), que efetuam experimento para produção de etanol, vinho e cachaça, a partir de vagens e sementes de algaroba.
Neste trabalho propôs-se avaliar a produção de uma bebida fermentada utilizando às vagens de algaroba tendo como agente fermentativo a levedura Sacharomyces cerevisae, verificando-se a influência da concentração inicial de levedura e concentração inicial de ºBrix sobre o processo fermentativo.
A algarobeira é uma leguminosa arbórea, não oleaginosa, da família Mimosaceae (Leguminosae, subfamília Mimosoideae), pertencente ao gênero Prosopis. O desenvolvimento evolucionário das espécies de algaroba do gênero Prosopis originou-se no continente africano (África Tropical), onde persiste a P. africana e sua migração para o continente americano ocorreu quando estes continentes eram ligados, envolvendo diferentes espécies adaptadas à dispersão a curta distância, mas de difusão efetiva endozóica, através de pássaros e mamíferos (LIMA & MARCONDES, 2002).
2. MATERIAL E MÉTODOS Foi utilizado na fermentação alcoólica para a produção do fermentado, com levedura Saccharomyces cerevisiae (fermento biológico comercial, marca Fleischmann), onde o mesmo encontrava-se com a umidade de 70%.
Após a inoculação dos