O controle de custos de qualidade no gerenciamento organizacional
-------------------------------------------------
O CONTROLE DE CUSTOS DE QUALIDADE NO GERENCIAMENTO ORGANIZACIONAL
Afonso Augusto de Andrade – RA 610201977
Pós-graduando do curso de MBA em Controladoria
Ms. Armindo Aparecido Evangelista
Professor orientador
São Paulo, agosto de 2011
Resumo
A principal preocupação dos contadores, administradores, auditores e fiscais é de utilizar a Contabilidade de Custos como ferramenta para a resolução de seus problemas de apuração de valores de estoque e de resultados, não a usando simplesmente como um aplicativo administrativo, pois, a sua não utilização em potencial nos controles gerenciais deixou a contabilidade de custos sem uma evolução por um longo tempo.
Com o expressivo crescimento das empresas e o distanciamento natural dos proprietários e administradores para com seus ativos e administrados a Contabilidade de Custos passou a ser usada como ferramenta eficiente no desempenho dos administradores. Foram criados princípios e regras aceitos pela Contabilidade de Custos com a finalidade de avaliação de estoques e fornecimento de dados referente a custos dos produtos utilizados pela administração.
A Contabilidade de Custos tem duas funções relevantes, são elas: o auxilio ao controle dos administradores e ajuda para a tomada de decisões.
A Contabilidade de Custos passou de mera auxiliar na avaliação de estoque e total do lucro para importante instrumento de controle e decisões gerenciais, razão pela qual detalharemos os conceitos e formas de apuração dos custos e sua contribuição para a busca da qualidade total.
Palavras-chave:
Custos, Qualidade, Cálculos, Demonstrativos, Aplicabilidade, Controle, Fixos, Variáveis, Resultados, Benefícios, Utilização.
IntroduçAO
Este trabalho abordará o conceito de custos e sua aplicabilidade nas organizações, abordando a abrangência