Plano de aula
PRINCÍPIOS GERAIS DA ECONOMIA
Profa. Ana Maria Belavenuto e Freitas
Fundamentos da ciência econômica
É considerada como ciência a partir do século XIX. Investigação sobre a forma como são alocados os recursos escassos. Análise dos mecanismos de mercado e formação dos preços.
Evolução da ciência econômica
Comunidades tribais. Quando surgem os mercados? Qual o papel do dinheiro no sistema de troca? Qual o papel do governo? As mercadorias: terra, trabalho e capital.
Evolução histórica
A sociedade estava organizada na forma de aldeias. Existia a divisão social do trabalho entre homens e mulheres. As funções faziam parte da estrutura tradicional da comunidade.
Eventos transformadores da organização
Questões econômicas. Questões populacionais.
Feudalismo
A hierarquia feudal: o servo ou camponês era protegido pelos senhores feudais, que eram protegidos por senhores mais poderosos, e assim se estruturava o sistema, indo até o rei. A organização medieval se baseava em um sistema de serviços e obrigações mútuos.
O poder da tradição
A ideia de propriedade não tinha criado raízes. A Igreja ensinava que não era cristão ser mercador. Lei da usura. O trabalho era uma finalidade em si mesmo.
Emergência do novo
Confisco das terras (cercamentos). A comercialização da terra exigiu a desestruturação do sistema de hierarquia feudal, de protegidos do feudo a trabalhadores que vendem sua força de trabalho. Isso provocou uma profunda desarticulação social.
Elemento novo
A mudança levou séculos. Os primeiros sinais aparecem no século XIII, e segue seu curso até o século XIX. A transição foi de resistência.
Sistema de mercado
Terra, trabalho e capital. Surge após a desestruturação da organização feudal. É um elemento novo.
Economia de mercado
Os mercados como elemento de troca sempre existiram. As trocas entre tribos primitivas, nas feiras ambulantes da Idade Média,