O contrato social
No primeiro livro “Onde se indaga como passa o homem do estado natural ao civil e quais são as condições essenciais desse pacto” (p.23-37) mostra como acontece a passagem do homem natural ao artificial e coloca os principais pontos essenciais para que exista esse contrato e Rousseau desenvolve esse livro em nove capítulos.
No primeiro capitulo é abordado o objetivo central do livro que o homem é livre por natureza, apresenta uma questão como ele perdeu essa liberdade que é nata de todo ser humano e logo em seguida coloca uma de como o homem recupera sua liberdade tema que é tratado em todo livro.
No quarto capítulo o autor condena a escravidão do homem, pois o direito e a escravidão são palavras paradoxais entre si mesmas, por isso uma anula a outra. No quinto capitulo diz que o povo é que escolhe os seus representantes e forma de governo que acha melhor por meio de uma convenção.
No sexto capitulo os homens como uma forma de defesa contra aqueles que visam fazer o mau, surge no meio da multidão um grupo de homens se juntam e fazem um pacto social para se defenderem. No sétimo capitulo mostra um pouco sobre o papel do soberano, e como este deve agir para que a soberania do povo não seja prejudicada.
No oitavo capítulo mostra o principal motivo que leva o homem a passagem de estado natural para o civil, pois cada homem sente a necessidade de adquirir uma liberdade moral, pois somente desse modo todo homem se sente no direito em si. No